Licenciamento de Marca

O Licenciamento da Marca Nacional Futebol Clube para fabricação dos mais variados produtos tem a finalidade de criar uma relação entre o clube e os seus torcedores na fase atual do futebol-negócio e identificar os mecanismos adotados pelo Clube para conseguir e manter a fidelização dos seus torcedores. Trata-se de uma modalidade especial de pertencimento clubístico, sintetizada pelo empresariamento e a comercialização do espetáculo futebolístico.

A sociabilidade através do futebol é uma modalidade de “jogo da vida”, um momento lúdico, descontraído e de prazer, diferente e separado das coisas “sérias da vida cotidiana”.

A idéia de sociabilidade nos auxilia no entendimento das relações que se estabelecem entre os torcedores de um time de futebol. O fenômeno das torcidas produz sociabilidade a partir do consumo coletivo do espetáculo do futebol (Gastaudo, 2005).

Sabemos que cada torcedor, pertencente a uma torcida organizada ou não, tem uma forma de torcer e acompanhar o desempenho do seu time. O incentivo da torcida é muito importante para o clube, pois, contribui com a sua capacidade econômica e, principalmente, pode exercer forte influência nos jogos aumentando as chances do clube vencer o adversário em campo.

O Nacional Futebol Clube está fazendo o Licenciado da sua Marca ás empresas do Mercado de Produtos Desportivos através das suas atividades objeto, na condição de detentora dos direitos de utilização da marca supra mencionada, para desenvolverem modelos e estilos que compõem as suas coleções de produtos individualizados para comercialização.

O sistema de operacionalização da licença encontra-se descrito e explicitado em contrato, com cláusulas individualizadas para o Licenciamento dependendo do produto a ser fabricado, e na medida em que considere necessário ou conveniente melhorar o aperfeiçoamento da licença.

A Licenciada fica livre para explorar a capacidade máxima de produção e criar novos produtos no mercado.

A Licenciante, através do contrato, e na melhor forma de direito, cede em caráter temporário e oneroso a Licenciada, o direito de por sua conta e exclusivo risco, promover:

a) a fabricação dos produtos a serem referidos, de acordo

com modelos por ela concebidos;

b) a utilização obrigatória da marca objeto do contrato, para individualizar e identificar cada produto no mercado.

Manaus, 23 de Maio de 2013

Mario Jorge Taveira Cortez
Presidente
Nacional Futebol Clube